Brasil 2050 – Os desafios de uma nação que envelhece

Brasil 2050

Não é suposição nem achismo: o País está caminhando para ter cada vez mais idosos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil 2050 terá um terço da população idosa. Ou seja, cerca de 66,5 milhões de brasileiros terão mais de 60 anos, na metade do século. Por isso, se faz necessário pensar nos desafios de uma nação que envelhece.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) contabiliza atualmente a existência de 900 milhões de idosos, o que representa 12,3% da população mundial. A estimativa da Organização é de expectativa de vida global de 72 anos, em 2050. Assim, ela ressalta a necessidade de três mudanças principais: tornar as cidades lugares mais amigáveis para os idosos; realinhar os sistemas de saúde às necessidades deles e desenvolver sistemas de cuidados de longo prazo para reduzir o uso inadequado dos serviços de saúde.

Brasil 2050

O envelhecimento da população gera uma série de preocupações, mas também demandas. Ciente destes números e das recomendações da OMS, o Centro de Estudos e Brasil 2050Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados publicou o livro Brasil 2050 – Os desafios de uma nação que envelhece.

A obra consiste no resultado de um estudo desenvolvido por consultores legislativos, coordenado pelo Cedes e relatado pela deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ). A publicação trata da importância da criação e da fiscalização de políticas públicas voltadas para a população da terceira idade, sobretudo com relação à previdência, saúde, mercado de trabalho, violência, educação, cultura e mobilidade.

Cristiane Brasil destrincha a necessidade destas ações para garantir o envelhecimento saudável em um futuro próximo. “O compromisso com o futuro do País passa, necessariamente, pela garantia de direitos que permitam um envelhecimento mais saudável e melhor qualidade de vida para os nossos idosos”, defende a parlamentar.

A deputada federal convida o brasileiro para uma reflexão séria e necessária. “Como você quer ser tratado quando o idoso for você? Todos vamos amadurecer e envelhecer. Então, precisamos atuar para garantir que o atual público da terceira idade e as próximas gerações de idosos tenham os seus direitos assegurados e respeitados para viver uma velhice mais tranquila possível”, esclarece.

Os desafios de uma nação que envelhece

A proposta do livro é discutir o envelhecimento da população brasileira como decorrência de significativa alteração no padrão demográfico de acordo com o aumento da expectativa de vida e redução dos índices de natalidade.

Segundo Cristiane Brasil, a publicação é o resultado de uma provocação feita a consultores legislativos, profissionais de diversas áreas do conhecimento, que aceitaram o desafio e contribuíram para a geração de um retrato sobre o estamos vivendo hoje e uma projeção de futuro em um país que precisa se responsabilizar pelo notável envelhecimento populacional.

Pensando na democratização do acesso à informação, o livro pode ser baixado, gratuitamente, clicando no link: Brasil 2050 – Os desafios de uma nação que envelhece. Compartilhe com seus amigos, ajude a disseminar esta ideia!

Notícias Relacionadas